Como Funciona

Os cursos estarão sob a responsabilidade de um coordenador que manterá um constante diálogo com os professores formadores, tutores presenciais e tutores a distância, a fim de executar de forma adequada os processos de ensino e aprendizagem, baseando-se nos princípios estabelecidos no projeto pedagógico do curso. O coordenador verificará, em conjunto com a Coordenação de Educação a Distância (CEAD), o desenvolvimento das atividades previstas nas diversas turmas e polos de apoio presencial.

  • PROFESSOR FORMADOR

Quanto ao professor formador, sua função será a gestão acadêmica da disciplina, bem como a articulação com os tutores presenciais e os tutores a distância, visando uma abordagem integrada do conteúdo, baseando-se na proposição de problemas, promovendo processos de ensino e aprendizagem ativos, críticos e criativos que beneficiem a construção do conhecimento. A mediação é fundamental para o êxito dos cursos EaD e, por isso, integra o modelo didático pedagógico da Educação a Distância da UNICATÓLICA, incluindo os tutores presenciais e os tutores a distância. Os tutores estarão em contato com os alunos fazendo o elo entre estes e o professor formador da disciplina, tornando os discentes o centro do processo educacional.

  • COORDENADOR E TUTORES

O coordenador de curso, o professor formador e os tutores compõem a equipe docente, que estará vinculada à UNICATÓLICA, conforme apresentado na figura, que estará subordinada à Coordenação Acadêmico-Pedagógica do CEAD.

 

AQUI ENTA A IMAGEM QUE TEM NO PDI

 

– O tutor presencial atuará nos polos de apoio presencial, orientando os discentes, em horários preestabelecidos, no desenvolvimento de suas atividades individuais e em grupo, podendo reunir os alunos de uma mesma disciplina em grupos menores para promoção de debates, discussões e compartilhamento de informações, provocando reflexões acerca de um assunto, expandindo, assim, os processos cognitivos ligados ao modelo de ensino e aprendizagem mais participativo.

– O tutor a distância mediará os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes, conforme as demandas didático-pedagógicas da estrutura curricular, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, que disponibiliza ferramentas de comunicação, acompanhamento e gestão de cursos. Vale ressaltar que a esse tutor cabe, também, acompanhar e avaliar o desempenho dos alunos nas atividades virtuais, promovendo espaços de construção coletiva de conhecimento, por meio da interação entre os alunos, de forma a manter os processos de ensino e aprendizagem estimulantes e motivadores, facilitando a interdisciplinaridade e a adoção de atitudes pautadas na solidariedade, no respeito e na cordialidade ao/com o outro.