Como Funciona

  • AVALIAÇÃO

Nos cursos a distância ofertada pela UNICATÓLICA, os estudantes deverão comparecer obrigatoriamente ao polo para realizar as avaliações presenciais das disciplinas, conforme Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, em conformidade com o cronograma do curso disponibilizado ao aluno no início da disciplina.

O discente disporá de uma avaliação substitutiva que acontecerá após 2 (duas) semanas da realização da avaliação presencial, permanecendo a maior nota. As avaliações presenciais deverão ser pré-agendadas pelo aluno nas datas disponíveis no sistema de agendamento.

  • AULA PRESENCIAL

A interação é fator de sucesso para os cursos da modalidade EaD. Posto isso, no início de uma nova turma, os cursos promoverão uma Aula de Integração Presencial com a participação dos tutores e, via webconferência ou sistema equivalente, do Coordenador do Curso.

Na Aula de Integração Presencial, os estudantes iniciarão um “módulo introdutório”, conforme sugestão dos Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância, que possibilite o domínio de conhecimentos e habilidades básicas referentes às tecnologias utilizadas durante o curso, fornecendo também uma visão geral a metodologia em educação a distância a ser usada no curso, tendo em vista ajudar seu planejamento inicial de estudos e em favor da construção de sua autonomia intelectual. Esse módulo introdutório será realizado em paralelo à primeira disciplina do curso.

  • CARGA HORÁRIA

A carga horária dos momentos presenciais dos cursos EaD do Centro Universitário Católica de Quixadá estará explicitada em seus projetos pedagógicos, que apresentam em seu escopo informações precisas sobre como se dará a interação entre estudantes, tutores, coordenadores de curso EaD e professores formadores, atendendo a legislação.

As disciplinas da matriz curricular serão adequadas ao número de encontros presenciais do Projeto Pedagógico do Curso, obedecendo ao quantitativo mínimo estabelecido nesse documento.

Na terceira semana da disciplina ocorrerá uma aula ao vivo, via webconferência ou tecnologia semelhante, com o professor formador. O aluno poderá assisti-la a partir do polo de apoio presencial ou em outro espaço físico por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

  • WEBCONFERÊNCIA E ATIVIDADE A DISTÂNCIA

Constará no cronograma do curso uma webconferência com o coordenador do curso a ser realizada ao final de cada período letivo, isto é, ao término de 2 (dois) módulos, para promover uma integração entre os discentes e o coordenador, bem como receber um feedback das ações que foram desenvolvidas durante o semestre letivo.

As atividades a distância agregarão a avaliação de aprendizagem dos educandos, sendo planejadas pela equipe de produção de material didático e visando sempre a interação entre os alunos por meio das ferramentas síncronas e assíncronas propiciadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A equipe de produção de material didático selecionará, tendo em vista os objetivos pedagógicos pretendidos, as ferramentas do AVA a serem utilizadas no transcorrer da disciplina. As ferramentas do Moodle que poderão ser utilizadas no Centro Universitário Católica de Quixadá são: fóruns de discussão, tarefas, chat, questionário, glossário, wiki e outras.

  • MATERIAL DIDÁTICO

O material didático promoverá a interatividade com o aluno, enquanto as atividades da disciplina priorizarão a interação entre estes e os tutores, construindo situações que proporcionem a construção de conhecimentos por parte dos estudantes, prezando pela autonomia e a interação.

As unidades ocorrerão com periodicidade semanal, sendo organizadas como descrito a seguir:

• será indispensável a presença de, no mínimo, um fórum de discussão para cada disciplina, possibilitando a construção coletiva de conhecimento, mediado pelo tutor a distância;
• durante as unidades curriculares, os alunos deverão desenvolver uma atividade de estudo baseada no conteúdo da aula semanal;
• a Prática de Avaliação Integrativa será disponibilizada a partir da primeira semana até a semana de avaliação final. Essa prática será individual e planejada no momento da produção do material didático, podendo ser um relatório, uma resenha, um estudo de caso e até um arquivo multimídia.

Os tutores a distância trabalharão de forma articulada com os tutores presenciais, a partir das orientações do professor formador, e acompanharão o desempenho dos estudantes por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, conforme cronograma estabelecido para a disciplina, de forma que os alunos tenham respostas rápidas, incentivos e orientação quanto aos estudos.

  • TCC

Ressalta-se que, conforme determina o art. 80, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, regulamentado pelo Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, os estágios obrigatórios, as defesas de trabalhos de conclusão de curso e as atividades relacionadas a laboratórios de ensino deverão ser impreterivelmente presenciais nos polos de apoio aos quais o aluno estiver vinculado, acompanhados pelo tutor presencial.

Os momentos presenciais obrigatórios, de periodicidade mínima estabelecida em cada projeto pedagógico de curso, possibilitarão ao curso mais dinamismo e flexibilidade, permitindo uma organização eficiente dos conteúdos programáticos previstos.